sábado, 22 de dezembro de 2007

Oração em Conjunto

A oração é a forma mais eficaz de realização plena do ser humano. E Oração se torna mais cativante quando é praticada como uma atividade em conjunto. E, nesse sentido, quando a oração é feita em grupo, ela é potencializada.

I. A ESTRUTURA DA DIVINDADE É A MAIOR DEMONSTRAÇÃO QUE DEUS QUER QUE OS SERES HUMANOS SE COMPLETEM A AJAM EM EQUIPE!
1) Gn 1.26: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gn 1:26);
2) Gn 11.7: Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
3) Mt 28.19: Batizassem as nações "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
4) 1 Jo 5.7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.
5) Deus não age sozinho. Este é o grande mistério da oração.
6) J. Wesley

II. SE HÁ ALGUÉM QUE PODERIA AGIR SOZINHO, ESSE ALGUÉM É CRISTO; ENTRETANTO:
1. Ele já vivia isso na relação com a trindade. Quando desceu aqui continuou agindo assim... através da oração:
a) Marcos 1:35 E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.
b) Lucas 6:12 E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus.
2. Ele mostrou-nos que o que Ele operava em seu ministério o fazia porque o Espírito Santo o ungiu para tal Jo 14.12: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas/ Por isso, Ele declarou que, pela oração, o Espírito Santo tb. nos capacitaria a fazer as obras poderosas que Ele fez: Jo 14.14: “Porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, [...] 18 ¶ Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. [...] 23 Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; [...] Tenho-vos dito isso, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

III. A ORAÇÃO EM CONJUNTO TAMBÉM É IMPORTANTE POR CAUSA DA SINERGIA.
1. Sinergia: É ampliação do efeito ou potencialização da ação de duas ou mais pessoas do que se uma delas fizesse sozinha.
2. Exemplo dos colocadores de telhas
3. Não somente no aspecto do casamento que se aplica a expressão: “Não é bom que o homem esteja só”.
4. Exemplos Bíblicos:
a) Eclesiastes 4.9-12: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
b) Jesus enviou duplas - Marcos 6.7: Chamou a si os doze, e começou a enviá-los de dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos,
c) Deus quando chamou os primeiros missionário disse a igreja para enviá-los em dupla - Atos 13:2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

IV. DEVEMOS APRENDER O PODER DA ORAÇÃO COLETIVA
1. Em primeiro Nível: Em dupla
a) Esposo com a Esposa: 1 Pedro 3.7.
b) Um amigo com um parceiro de oração:
· Atos 3:1 Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona;
· Atos 16:13 No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
· Atos 16:16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

2. Em segundo Nível: Em Grupo
a) Família;
b) Grupo de Oração pequeno: Atos 6:4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
c) Toda a Igreja - A igreja primitiva experimentou o poder da oração coletiva.
· Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.
· Atos 12:5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

Nenhum comentário: