sábado, 22 de dezembro de 2007

A CONFISSÃO E A ORAÇÃO DE PETIÇÃO (Rm 10: 8-10; Fp 4:6,7)

Há dois aspectos:
a) Aspecto Exegético
b) Aspectos Jurídico

I - ASPECTO EXEGÉTICO

1. A palavra “confissão” citada em Rm 10:8-10 tem no original grego o termo “homologeo”.

2. Significa homologar, concordar com (Deus) - dizer a mesma coisa que a Palavra.

II - ASPECTO JURÍDICO

1. Partindo do ponto de vista do substantivo “homologação” temos o seguinte: aprovação dada por autoridade judicial ou administrativa a certos atos particulares, para que produzam efeitos jurídicos que lhe são próprios.

2. No mesmo aspecto jurídico vemos que “petição” é um documento formal no qual alguém solicita algo legítimo a uma autoridade capaz de lhe atender, com base em uma lei ou promessa.

III - A PRÁTICA DA ORAÇÃO DE PETIÇÃO

Fp 4:6,7 - Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossas petições conhecidas diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

1. CONCEITO DE ORAÇÃO DE PETIÇÃO

Oração de petição é uma forma de oração que apresentamos a Deus de acordo com a “Constituição do Seu Reino” com a finalidade para suplicar nosso pedido.




2. BASE BÍBLICA

A Palavra de Deus encoraja que façamos petições ao Senhor:

a) Mt 7:7,8

“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á”.

b) Mc 11:24

“Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis”.

c) Mt 21:22

“E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”.

IV - REQUISITOS DA ORAÇÃO DE
PETIÇÃO

Para apresentarmos qualquer petição diante de Deus devenmos reconhecer alguns princípios que governam esse tipo de oração. São 3 requisitos:

1. A petição deve ser específica

a) Lucas 11: 5 - “Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender; digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar. Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á”.

b) Mc 10: 51 - “Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja”.

2. A petição deve ser objetiva

· Mt 8: 2,3 - “E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.

3. A petição deve ser de acordo com a vontade de Deus e submissa à Ela

a) Rm 12:2 - “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

b) Jo 12:50 - “E sei que o seu mandamento é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou”.

c) Mt 26:39 - “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”.

4. A petição deve ser adequada a nossa necessidade e àquilo que a Palavra de Deus diz sobre essa necessidade

n No caso de nossa necessidade no trabalho da penitenciária:

a) Para ter autoridade:

· LUCAS 9:1,2

“Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças; e enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas”.

· LUCAS 10: 17-21

“Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem. Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum”.

· ATOS 1:8
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

a) Para ter mensagem:

Ef 6:18,19 - “ Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho”

c) Para revindicar libertação de Satanás e forças maliganas

Nenhum comentário: